sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

APERFEIÇOAMENTO DE TEXTO

O peixe vive nos dois terços de água espalhados pelo nosso planeta e é pescado por pescadores que vão para o mar, ou para os rios, com os seus barcos, onde lançam as suas redes para o apanhar. Na água subterrânea não há peixes. Depois, o peixe vai para o porto comercial, onde é vendido aos peixeiros que o revendem pelas portas ou aos supermercados. O peixe é, e sempre foi, uma fonte de riqueza para o nosso país mas também pode ser fonte de tristeza porque há pescadores que morrem a fazer o seu trabalho, devido aos naufrágios.
Algumas espécies de peixe estão em vias de extinção. Uns devido à poluição da água e outros devido à pesca excessiva.
Há pessoas que não gostam de peixe , mas o peixe é um alimento muito importante para a nossa saúde porque tem minerais (cálcio, ferro, fósforo …) e vitaminas (A, B12, D, …). A gordura do peixe não é como a gordura da carne. A gordura do peixe é uma gordura saudável. Há peixes gordos e peixes magros. A sardinha, o salmão, o carapau, a cavala são alguns dos peixes gordos. Os peixes gordos são importantes para a manutenção da saúde dos ossos O bacalhau, a pescada, o linguado, a solha são alguns dos peixes magros. No mínimo, devemos comer 4 vezes peixe, por semana.
Com o peixe podemos fazer várias receitas muito saborosas e podemos cozinhar o peixe de várias formas: grelhar, cozer, assar e fritar.
Há peixes de água doce e outros de água salgada. Na água doce podemos encontrar trutas, lampreia, barbo… e na água salgada encontramos sardinha, carapau, pescada, atum. Se quisermos pescar bacalhau temos de ir aos mares gelados do norte.

Cristóvão
4ºano

1 comentário:

Castanha Pilada disse...

Já sabes mais sobre peixe do que eu!