sexta-feira, 28 de novembro de 2008

1 de DEZEMBRO DE 1640



No próximo dia 1 de Dezembro, comemoramos a Restauração da Independência de Portugal com um feriado.
Por causa da morte de D. Sebastião estivemos sob o domínio dos espanhóis, porém, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de portugueses corajosos entrou no palácio, onde estava a representante do governo espanhol, matou o seu secretário, Miguel de Vasconcelos, um português traidor porque ajudava a duquesa a dominar Portugal. Assim foi recuperada a nossa independência.

Na imagem está o novo rei, D. João IV.

Bárbara, Cris e Vanessa (4.º Ano)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TEMOS COMPUTADOR E NÃO É MAGALHÃES!


Hoje contou-se História na nossa sala e fez-se História.
O computador oferecido pelo GLÍCINIAS e pelo DIÁRIO DE AVEIRO, no âmbito do projecto "O Diário de Aveiro nas Escolas" chegou cá. Os meninos todos agradecem.


O nosso computador novo
A nossa escola tem um computador novo, já tivemos um na sala mas roubaram-no.
O Centro Comercial Glícinias em colaboração com o jornal Diário de Aveiro decidiu oferecer um computador novo ao Agrupamento da Oliveirinha.
Como a nossa turma não tinha nenhum, calhou-nos a nós, EB 1 de Quintãs, turma do 1.º e 4.º anos.
Por isso aqui temos um computador novinho em folha e bonito.

Hoje, dia 27 de Novembro, o professor Paulo, da disciplina de TIC, com a ajuda do professor César, trouxe o computador e montaram-no. Já tinha sido entregue à coordenadora da nossa escola no princípio de Novembro, mas como precisava de ser configurado só chegou cá neste dia.
Quando entraram com ele pela sala dentro nós ficámos encantados e entusiasmados. Agora não podemos ter brincadeiras malucas dentro da sala por causa do ecrã que é frágil.

Temos a sorte de ter uma pasta só para nós, podemos pesquisar e escrever e, se a professora deixar, podemos jogar e brincar.

Toda a nossa escola queria agradecer pela bondade do DIÁRIO DE AVEIRO e do GLICÍNIAS em nos oferecer este computador. Adoramos a cor, o formato, tudo.
Obrigado Glicínias, obrigado Diário de Aveiro, por este computador fantástico. Esperamos que este Natal haja muita gente a fazer compras no GLÍCINIAS e a ler o DIÁRIO DE AVEIRO. Mas também esperamos que as pessoas tragam poucos sacos plásticos e coisas desnecessárias do centro comercial e que, quando já tiverem o jornal todo lido, o coloquem no ecoponto azul.
Bom Natal para todos!
Alunos do 4.º Ano

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Crise de 1578/1580



Este foi o nosso rei que ofereceu Portugal aos espanhóis. Fez muito mal porque foi provocar os muçulmanos para Alcácer Quibir.
Acabou morto e Portugal sem rei.
Isto passou-se em 1578.
Em 1580 o rei de Espanha tomou conta do nosso país.

Era lindo, mas foi pouco esperto, o nosso D. Sebastião.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

OS PATOS


Nós recortámos uns patinhos muito lindos. Aqui só estão quatro para caber na fotografia. Alguns não têm guarda-chuva porque esquecemos as palhinhas.
Assim escrevemos.
pa to pato
Mas também sabemos escrever e ler dedada, dedo, tatu, tapete,... e outras coisas mais.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

1143 - NASCEU PORTUGAL




D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Tinha mesmo cara de mau. BRRR!....










Mas mesmo mau, morreu, em 1185 e deixou assim Portugal. Naquela altura Portugal era o bocadinho pintado de verde claro. Foi preciso ainda lutar mais 64 anos , contra os muçulmanos, para Portugal ter o aspecto parecido com o que tem hoje. Isso só aconteceu no reinado de D. Afonso III, trineto de D. Afonso Henriques.

Aquilo é que foi lutar e morrer gente. Coitados!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

APERFEIÇOAMENTO DE TEXTO

A BÁRBARA
Quando entrei para a escola de música, conheci a minha amiga Bárbara, tínhamos mais ou menos cinco.
Fizemos seis anos, viemos para a escola e cá nos reencontrámos.
Andamos na mesma turma, desde o 1.º ano.
A Bárbara é muito linda. Tem nove anos, os seus cabelos são castanhos escuros e lisos, mas a sua mãe, cabeleireira, fez-lhe madeixas louras, os olhos são castanhos e grandes, a pele é morena. Anda sempre com roupas bonitas.
Eu gosto de brincar com a Bárbara porque ela brinca bem, porém irrita-se com facilidade e isso não é bom. Tem que ser mais calminha. Gosta muito de ser amiga dos outros, é alegre, amorosa e ajuda-nos quando precisamos porque é boa aluna.
A Bárbara tem três primos na escola que também são meus amigos.

Cristóvão, 4.º ano

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Pontilhismo




Fig.1. Estivemos a pontilhar. Este é o pontilhismo da Soraia, 1.º ano.











Fig.2. Finalmente temos as nossas árvores das estações do ano, no ar.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BEM VINDA! WELLCOME! Turma ao lado.



Para sabermos o que era um quilómetro, a nossa professora fez-nos caminhar, a pé, essa distância e medi-la com o decâmetro.
O pior é que foi antes do almoço. Chegámos à escola esfomeados.





Num jardim abandonado, encontrámos quatro lagartas lindas. Duas gordas e grandes e outras duas mais pequeninas. Uma é da Bárbara, outra da Vanessa, a outra do Cristóvão e mais uma do Miguel. Gostam de pétalas de rosa e de erva doce.
 Enfiámo-las dentro de caixas para ver o que acontece.

Notícia importante

Este blog era só dos meninos e meninas do 1.º e 4.º anos - que formam uma turma - mas agora nós, as crianças dos 2.º e 3.º anos (a outra turma) também vamos participar.
Vai passar a ser o blog de todas as crianças da escola.
A nossa escola é pequenina, só tem 2 salas de aula, 2 professoras e 34 alunos.

Esperamos que gostem desta aventura, que nós vamos adorar!

APERFEIÇOAMENTO DE TEXTO

O MEU IRMÃO JOÃO
O meu irmão João tem 24 anos. Ele é comissário de bordo.
Comissário de bordo é uma profissão relacionada com a aviação civil. Faz parte da tripulação de um avião.
A tripulação de um avião é o conjunto de pessoas que trabalha lá dentro. Da tripulação fazem parte o comandante, o piloto, o co-piloto, os comissários de bordo e as hospedeiras de bordo. Quem tem este trabalho, tem a função de zelar pela segurança e conforto dos passageiros. Serve refeições e certifica-se de que os passageiros a bordo de um avião tenham uma boa viagem.
O meu irmão João viaja para muitos países: Alemanha, França, Japão e Inglaterra. Nesses países, sempre que pode, visita algumas cidades.
O João, para trabalhar nos aviões, usa uma farda azul escuro, uma camisa azul clarinha, uma gravata e um colete com pines, onde aparecem as bandeiras dos países cuja língua ele fala.
Adoro o meu irmão. Ele tem um trabalho muito interessante e emocionante.
Tiago Capela

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Citânia de Briteiros




Esta é a casa de um castro (Citânia de Briteiros/Guimarães).
Este desenho foi escolhido pelo 1º ano, como a melhor casa castrense feita hoje na nossa escola. É da Bárbara, 4º ano. Começou por ser quadrangular, mas depois de um passo de magia ela diz que é circular. Não faz mal porque algumas das casas eram rectangulares.
O que é uma citânia?
O dicionário diz que são ruínas de antigas povoações pré-romanas ou romanas da Península Ibérica. Nós acrescentamos: os também Lusitanos viveram em castros.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A SEGUNDA PARTE DO S. MARTINHO

A Ana fez anos, sete. Cantámos-lhe os parabéns e comemos um bolo bem bom.

PARABÉNS ANA FRANCISCA!

Como ontem esteve mau tempo, não pudemos fazer a fogueira. Mas hoje, o sol brilhou, e pudemos ir lá para fora, a meio da tarde. Sobraram algumas castanhas de ontem, fizemos-lhe um ninho no meio da caruma e a professora incendiou-a. Foi uma festa. No fim do dia, só havia gente enfarruscada.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

DIA DE S. MARTINHO NA EB 1 de QUINTÃS

Estava linda a mesa da nossa festa.

A nossa Isabel é amiga. Fez-nos aletria.
A fruta é falsa. Que pena!
Estava mau tempo, as castanhas foram assadas na padaria de Quintãs. Agradecemos à padaria e agradecemos à empregada da escola. A sua aletria estava deliciosa.
Mnha...Mnha

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fomos à caruma


Amanhã é dia de S. Martinho, teremos magusto na escola. Então, hoje fomos à caruma. Covidámos os nossos colegas da sala ao lado e les acompanharam-nos. Apanharam connosco caruma e,a partir de hoje, estão convidados a colaborarem no nosso blogue.
caruma (folhas do pinheiro)
TODOS À CARUMA
De ancinhos às costas

Hoje, com uma bela tarde de Outono, saímos da escola. Fomos apanhar caruma para fazer a fogueira para o nosso magusto de amanhã.
Apanhámos caruma, vimos o que está o Outono fazer à natureza. O Outono mudou as cores às folhas, mudou as culturas nas terras. Só vimos hortaliças e nabos, alguns campos estavam sem nada, outros ainda tinham milho seco. As árvores estão a ficar sem roupa.
Ficámos tristes porque os pinhais da nossa terra estão cheios de lixo, que devia estar nos ecopontos, e têm muita vegetação agarrada às árvores e no chão. Isto pode provocar fogos no próximo Verão.
Acabámos por recolher a caruma na estrada porque os pinhais tinham muitas folhas de outras árvores, misturadas com a caruma. Num instante, ficámos com o saco cheio e para dar mais espaço, a professora pôs-se dentro dele, aos saltos, e empurrou a caruma para baixo.
Quem apanhou a caruma com um ancinho foi o Cris, a Vanessa, a professora e a Catarina. Quem carregou o saco, foi o Sérgio, um colega da outra turma, a Dona Elsa e a Vanessa. Têm força. Nós, a Bárbara e o Miguel, apanhámos a caruma com as mãos porque só havia dois ancinhos que pedimos a uma vizinha.
Este dia foi muito animado.
O Cris apanha caruma.
Miguel e Bárbara (4º ano)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

As Caixas do 4ºAno


O primeiro ano esteve a brincar com materil Cuisenaire e a aprender a fazer contas. Já sabemos fazer contas, estamos todos contentes!




Hoje ainda são só as caixas da Vanessa e da Bárbara (4ºano). Prometemos que na próxima imagen de caixas teremos muitas mais.







Este foi o material que usámos e que nos ajudou a fazer as nossa caixas.

APERFEIÇOAMENTO DE TEXTO

O nosso Diogo

Quando eu entrei para a pré-escola eu conheci o meu amigo Diogo.
Eu e o Diogo éramos pequeninos, tínhamos três anos, brincávamos numa casa pequenina que o meu pai ajudou a construir.
O Diogo já era um menino delicado, simpático e tímido.
Eu e o Diogo somos os melhores amigos.

Cristóvão, 4.ºano


O Diogo é um rapaz lindo. Andamos juntos desde a pré-escola. Tem umas bochechas coradas que fazem uns buraquinhos de lado, quando ri, os seus cabelos são curtos e andam em pé, sem gel. Um destes dias, o barbeiro raspou-lhe quatro riscos circulares na cabeça, só de um lado. É magro e alto, os seus olhos são castanhos escuros e tem um sinal no nariz, as suas orelhas são pequeninas e não são de abano.
Este nosso colega é muito brincalhão. As brincadeiras preferidas dele é fazer corridas com os colegas, jogar à bola, às apanhadas, às escondidas. Fora da escola diz que gosta de andar de bicicleta, brincar com carrinhos e jogos de playstation,
O Diogo é bom rapaz. Brinca sem nos aleijar, gosta de ajudar os colegas, porta-se bem na sala de aula, é responsável, põe sempre o dedo no ar para falar, cumpre as ordens da professora, nunca agrediu os colegas e gosta de escrever textos e nunca esquece os deveres de casa.
O seus maus momentos: um destes dias, eu tive a ideia de fazer de conta que espetava os colegas com um garfo, e ele continuou a minha brincadeira, andou a encostar o garfo à cabeça dos colegas, no refeitório e brincadeira acabou com os dois a escrever um relatório do que aconteceu para os pais lerem. Portámo-nos mal os dois.
Eu gosto do Diogo porque ele me faz rir e também, goza comigo, fico de cara séria e ele põe-se a rir. Por vezes zangamo-nos, mas volta tudo ao normal.
Vanessa, 4ºano

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A casinha da gata da Sofia



O professor César teve tempo para vir apoiar a nossa Sofia nos seus trabalhinhos. Estiveram a ler um livro sobre gatos e a conversar. Como a Sofia tem uma gatinha sem nome nem abrigo, os dois decidiram dar nome à gatinha, é Lulu, e construir-lhe uma casinha. Cá está ela. É fixe.
Não se vêem, mas a Sofia recortou-lhe umas janelas nos lados. A gatinha pode pôr-se à janela para ver a dona.
Estamos sem internet, ainda. A professora tem de publicar os nossos trabalhos em casa dela.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Visita ao Casal Lisboa

No dia 4 de Novembro, ontem à tarde, saímos da escola. O tempo ameaçava chuva, estava frio, mesmo assim fizemos o que estava planeado. Fomos a casa de um casal com alguma idade, o senhor José Lisboa e a sua mulher Dona Celeste Lisboa, fazer uma entrevista para sabermos mais sobre as origens da escola. Escolhemos este casal porque o senhor José Lisboa foi das primeiras pessoas a usarem a escola, veio estreá-la, há muito tempo, passaram mais de 70 anos.
Quando chegámos a casa desse casal, ficámos espantados ao ver uma mesa com biscoitos e rebuçados para nós comermos .
Levámos o material preciso: um gravador, caderno, lápis e borracha, no caso do gravador não funcionar. Depois começámos a fazer as perguntas aos senhores.
Quando acabámos de fazer as perguntas , a professora sugeriu que fizéssemos uma trouxinha com o guardanapo para lá colocarmos as guloseimas.
Os senhores receberam-nos muito bem, com muita alegria, gostaram de nos ter lá a fazer perguntas e nós também gostámos de lá ter estado.
Esperamos voltar a casa destes senhores tão amáveis e de fazer mais coisas destas divertidas.

Texto do Diogo, da Vanessa, do Tiago, do Miguel e da Bárbara

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fora da escola

Finalmente, fizemos a entrevista a uma das primeiras pessoas que andou na nossa escola.
Amanhã damos a notícia toda e publicamos a entrevista.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dia de Texto

OS GÉMEOS

Na minha sala, tenho dois colegas gémeos.
O Tiago é meu amigo. Ele anda no quarto ano e usa óculos. Os olhos dele são esverdeados, os cabelos são encaracolados e castanhos. Ele sabe fazer alguns movimentos de capoeira.
O Tiago tem um irmão gémeo: o Miguel. Ele também é engraçado e também pratica capoeira e joga a bola. São quase iguais.
Nós, na escola, jogamos à bola porque eles gostam muito. As suas brincadeiras preferidas são jogar à bola, às apanhadas e ténis.
Eu gosto de brincar com o Tiago e o Miguel porque são divertidos.

Texto do Diogo