segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fomos à caruma


Amanhã é dia de S. Martinho, teremos magusto na escola. Então, hoje fomos à caruma. Covidámos os nossos colegas da sala ao lado e les acompanharam-nos. Apanharam connosco caruma e,a partir de hoje, estão convidados a colaborarem no nosso blogue.
caruma (folhas do pinheiro)
TODOS À CARUMA
De ancinhos às costas

Hoje, com uma bela tarde de Outono, saímos da escola. Fomos apanhar caruma para fazer a fogueira para o nosso magusto de amanhã.
Apanhámos caruma, vimos o que está o Outono fazer à natureza. O Outono mudou as cores às folhas, mudou as culturas nas terras. Só vimos hortaliças e nabos, alguns campos estavam sem nada, outros ainda tinham milho seco. As árvores estão a ficar sem roupa.
Ficámos tristes porque os pinhais da nossa terra estão cheios de lixo, que devia estar nos ecopontos, e têm muita vegetação agarrada às árvores e no chão. Isto pode provocar fogos no próximo Verão.
Acabámos por recolher a caruma na estrada porque os pinhais tinham muitas folhas de outras árvores, misturadas com a caruma. Num instante, ficámos com o saco cheio e para dar mais espaço, a professora pôs-se dentro dele, aos saltos, e empurrou a caruma para baixo.
Quem apanhou a caruma com um ancinho foi o Cris, a Vanessa, a professora e a Catarina. Quem carregou o saco, foi o Sérgio, um colega da outra turma, a Dona Elsa e a Vanessa. Têm força. Nós, a Bárbara e o Miguel, apanhámos a caruma com as mãos porque só havia dois ancinhos que pedimos a uma vizinha.
Este dia foi muito animado.
O Cris apanha caruma.
Miguel e Bárbara (4º ano)

1 comentário:

saltapocinhas disse...

olha se eles não tivessem ido à caruma...
apre!!