quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visita ao nosso museu


Frisos que decoram o túmulo da Santa Joana

Andamos a estudar o património do nosso concelho por isso a nossa professora lembrou-se de irmos ao museu da Santa Joana.
Então, hoje lá fomos nós, logo pela manhã.
Para lá chegar fomos de autocarro. Quando chegámos, esperámos um pouco, numa sala com sofás, muito grande, toda branquinha, bonita e quentinha. Passado alguns minutos, poucos, apareceu o guia, o Sr. Samuel. Era uma pessoa muito simpática que nos levou a conhecer o museu que há muito tempo foi um convento.
Fomos direitinhos a uma sala onde estava o túmulo da princesa. Cheio de frisos muito bonitos, feitos com pequenas pedras, à mão. Demorou onze anos a fazer.
De seguida visitámos a sala coladinha à igreja onde as freiras assistiam à missa sem ser vistas. Passámos também pelo refeitório , ainda com mesas, um sino e as paredes cobertas de azulejos antigos e muito bonitos. Vimos pequenas capelas onde as freiras rezavam ao seu santo preferido. Também vimos o quarto da princesa, mas não foi nada do que esperávamos porque não tinha cama nem armários. Estava tudo transformado.
Nas paredes dos corredores havia muitos quadros, alguns deles mostravam passagens da vida da princesa. Também vimos imagens de S. Domingos, a pessoa fundadora da ordem que vivia naquele convento. Quase todas as salas que visitámos estavam viradas para o claustro com uma fonte no meio, mas sem água. Pelos corredores, vimos alguns pertences da princesa: um caracol do cabelo, um bocado de tecido do seu vestuário e um cinto.
Saímos do museu às 11 e um quarto, havia autocarro perto dessa hora mas o autocarro passou por nós e não parou. Só viemos ao meio dia e 25.
E foi assim a nossa visita ao museu de Santa Joana.

Texto colectivo
2º e 3º

Sem comentários: