segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os irmãos Castro Matoso

Os irmãos Castro Matoso nasceram em Oliveirinha, no séc. XIX. Estão ligados à família do Marquês de Pombal, pelo lado materno. Tiraram o curso de advogados e dedicaram-se à política. São ambos figuras ilustres da nossa freguesia.
Francisco de Castro Matoso nasceu em 23 de Novembro de 1832 foi deputado, par do reino, presidente do Tribunal de Relação, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal da Justiça, presidente da Comissão para a criação do Hospital de Aveiro e ministro das obras públicas. A ele se deve a construção da ponte sobre o rio Vouga, em S. João de Loure e a construção da estação de caminho-de-ferro de Quintãs. Faleceu em 16 de Agosto de 1905.
Foi para homenagear este Castro Matoso que deram o seu nome à EB 2/3 de Oliveirinha, a sede do nosso agrupamento.
O seu irmão, José Luciano de Castro, nasceu em 14 de Dezembro de 1834, dedicou-se também à política e ao jornalismo. Colaborou em diversos jornais, ajudou a fundar outros e escreveu livros, também foi deputado e ministro, até fundou um partido político. Viveu em muitos
lugares de Portugal e também em Anadia,onde morreu. Para o homenagearem deram o seu nome ao hospital dessa localidade. Faleceu em 1914.










Luciano Castro Matoso (à esquerda); Francisco Castro Matoso (à direita)
3º ANO

Sem comentários: