sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia das Bruxas/Papas de Abóbora

Festejámos o Dia das Bruxas, mesmo sem acreditarmos nelas.

Pintámos desenhos muito engraçados com bruxas horrorosas: A nossa professora convidou uma senhora da aldeia para nos ensinar a confeccionar Papas de Abóbora, uma recita típica da nossa região que as pessoas costumavam comer nestes dias de Todos os Santos e pelo S. Martinho.

A dona Solene mostrou-nos como se fazem as papas de abóbora



Assim se fazem as papas de abóbora:
Ingredientes:

1,200 kg de abóbora menina descascada;
75 g de farinha de trigo
25 g de farinha de milho;
1 limão
1 pau de canela
Açúcar a gosto;
1 col de chá de sal
Cozer a abóbora com sal e em pouca água, aromatizada com o pau de canela e com a casca de limão (pode ser cozida a vapor). Depois de cozida, escorrer a água, tirar o pau de canela e a casca de limão e começar a juntar as farinhas que se vão misturando com uma varinha mágica, para desfazer os grumos. Nesta altura, também se junta o açúcar.
Enquanto se vão misturando todos os ingredientes, manter a panela em lume brando.
Estão as papas preparadas quando a colher se mantém de pé dentro delas.
Colocam-se em tacinhas e polvilham-se com canela em pó.
Uma delícia!
Se tiver mais água teremos de acrescentar mais farinha.



Ficaram lindas e saborosas as nossas papas!



Alunos do 2ºAno

13 comentários:

Anónimo disse...

essas papas foram boas?

prof.Paula disse...

Cá na minha terra chama-se "mexuda de abóbora" é um nome um bocadinho estranho, eu também gosto desse doce.

Carla disse...

Dia bem passado !!!

bj

anna disse...

Na minha escola também tirámos miolo a 6 abóboras. Não tínhamos a vossa receita, então fizemos doce de abóbora com nozes...
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Eu não conhecia e qualquer dia destes ainda experimento :)
Que belo aspecto!!!

Pirilampos disse...

Obrigados a todos que as papas eestavam muita boas.

mlu disse...

Só hoje é que vi as vossas papas!
Hummm! Têm um aspecto tão bom! Quem me dera ter provado, eu que gosto tanto de abóbora e de doces!
Obrigada pela receita.

Beijos

Pirilampos disse...

sim foram deliciosas.

Pirilampos disse...

sim foram deliciosas.

Pirilampos disse...

Tambem nós gostamos.

Pirilampos disse...

Sim foi.

Margarida disse...

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm que boas papas tem um aspeto tao bom que me apetece comer

Margarida disse...

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm que boas papas tem um aspeto tao bom que me apetece comer