segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS


Os rios sempre foram fonte de atracção para as pessoas, um recurso importante para a humanidade. Os primeiros homens começaram por usar os rios para se alimentar com o peixe oferecido pelas suas águas. Quando descobriram que a água podia aguentar com um tronco de árvore, aproveitaram, subiram para o tronco e começaram a viajar.
Actualmente, os rios continuam a ser usados pelo Homem. Com canas ou com redes, as pessoas pescam barbos, carpas, enguias, lampreias, trutas, achigãs, lúcios, sáveis… algumas destas espécies podem ser apreciadas em restaurantes que existem perto dos rios.
O encanto dos rios atrai turistas que procuram belas paisagens, praias fluviais e bons locais para praticar natação, canoagem, surf, remo, vela... Alguns rios, como o Douro e o Mondego, têm barcos próprios para passear turistas.
A força da água há muito que foi descoberta pelo Homem para movimentar azenhas e moinhos e assim moerem os cereais. Hoje a força da água usa-se para a produção de energia eléctrica.
As bacias hidrográficas dos rios são lugares onde os terrenos são muito férteis, por isso, a agricultura também é muito beneficiada pela presença de um rio. O rio Mondego tem à sua volta os terrenos mais férteis de Portugal.
Mas antes de mais nada, os rios são habitat para muitas espécies de seres vivos, tanto animais como vegetais, que por vezes ficam ameaçados devido à ganância e ao egoísmo do Homem. Os rios têm de ser protegidos.
4º Ano

12 comentários:

Castanha Pilada disse...

É verdade, infelizmente os rios, que são tão bonitos, estão quase todos poluídos.

Bea disse...

Vejam lá se descobrem qual é o rio que passa na nossa cidade de Paredes...?

Gisela disse...

O rio é o Sousa .bjs da Gisela que é aluna da professora Beatriz.

A Turma da Abelha disse...

Olá amigos,
Não conhecíamos este vosso cantinho. Viemos espreitar (podemos?)e ficámos radiantes. São ecoPirilampos. Iluminam boas práticas em ecologia... uns verdadeiros finalistas. Vamos continuar a vir espreitar e a comentar. Já colocámos o nosso espaço a seguir o vosso.
Beijinhos da nossa Turma e a nossa professora manda os parabéns e um grande xi-do-coração.
vrrrummmmmmmmm

saltapocinhas disse...

Obrigada abelhinhas!

Hugo. de salvaterra disse...

oi é a primeira vez vanho aqui , e se calhar a ultima eu to a fazer um trabalho sobre rios e gostei muito de ver o vosso dezempanho , comtinuem assim .
NAO PAREM vós sois GRANDES.

Anónimo disse...

os rios serve para varias coisas

luis phelipe disse...

foi legal ler

Anónimo disse...

mt legal
usei para uma pesquida escola

obrigada a todos

ass:gabrieli

megui disse...

gosto deste poema


leiam-no recomendovos

Anónimo disse...

kh;.ç~9;.ygftttyç,.;frt6viadosyftdc m,jhyn

Anónimo disse...

Adorei!!! Usei para uma pesquisa da escola, e foi o meu site (blog)PREFERIDO!!! Muito Obrigada!!!