terça-feira, 30 de novembro de 2010

É NATAL

Estamos no Advento, período de quatro semanas que vem antes do Natal, e na nossa escola começa a cheirar a Natal. Ontem, fizemos esta árvore de Natal com a nossa professora de expressões.
Gostamos muito dela. É feita de rolos e papel crepe.





1º e 2º ano

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os irmãos Castro Matoso

Os irmãos Castro Matoso nasceram em Oliveirinha, no séc. XIX. Estão ligados à família do Marquês de Pombal, pelo lado materno. Tiraram o curso de advogados e dedicaram-se à política. São ambos figuras ilustres da nossa freguesia.
Francisco de Castro Matoso nasceu em 23 de Novembro de 1832 foi deputado, par do reino, presidente do Tribunal de Relação, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal da Justiça, presidente da Comissão para a criação do Hospital de Aveiro e ministro das obras públicas. A ele se deve a construção da ponte sobre o rio Vouga, em S. João de Loure e a construção da estação de caminho-de-ferro de Quintãs. Faleceu em 16 de Agosto de 1905.
Foi para homenagear este Castro Matoso que deram o seu nome à EB 2/3 de Oliveirinha, a sede do nosso agrupamento.
O seu irmão, José Luciano de Castro, nasceu em 14 de Dezembro de 1834, dedicou-se também à política e ao jornalismo. Colaborou em diversos jornais, ajudou a fundar outros e escreveu livros, também foi deputado e ministro, até fundou um partido político. Viveu em muitos
lugares de Portugal e também em Anadia,onde morreu. Para o homenagearem deram o seu nome ao hospital dessa localidade. Faleceu em 1914.










Luciano Castro Matoso (à esquerda); Francisco Castro Matoso (à direita)
3º ANO

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Leopoldo e o Cuca

Era uma vez um menino que se chamava Leopoldo. Um dia de manhã, ele tinha ido com o seu cão ao Parque D. Pedro. A manhã estava bonita, o sol brilhava e havia flores a desabrochar por todo o lado.
Eles andavam a brincar com uma bola, o Leopoldo atirava a bola e o seu cão ia apanhá-la. Entretanto, apareceu o carrito dos gelados e o Leopoldo correu até lá. Distraiu-se com uma carrinha de gelados o seu cão, esperto, aproveitou o momento e foi brincar com outros cães.
Assim que o Leopoldo acabou de comer o seu gelado saboroso, cheiinho de chocolate, viu que o seu cão desaparecera. Ele ficou muito preocupado e foi perguntar a todas as pessoas se o tinham visto. Então, uma das pessoas perguntou :
── Queres que te ajude a procurá-lo?
── Sim, se não for um incómodo.
── Como é o teu cão?
── É um cão castanho, rafeiro, de pelo curto e pequenino. Chama-se Cuca.
── Vamos então em busca do Cuca!
Eles andaram a procurar a manhã toda. Ao meio-dia, o cão ainda não aparecera. Então despediram-se. O Leopoldo agradeceu ao senhor e foram para casa.
O Leopoldo foi triste para casa.
Em casa, já de noite, ele ouviu um som à porta. Era o seu cão todo sujo, mal cheiroso.
── Até que enfim, apareceste, meu amigo!
Pegou nele ao colo, levou-o para dentro e foi dar-lhe um banho quentinho.

Maria João Rocha, 3º ano

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Brincámos aos poetas

Foge o comboio da linha,
da capoeira a galinha,
da mata saia a raposa
com a cara toda ranhosa.

Foge o comboio da linha
contra uma árvore vai parar.
Assusta-se a velhinha
que se põe a gritar.

Foge o comboio da linha
põe toda gente a gritar.
Vem pela encostar a rebolar
e só vai parar à vinha.

2º ano (com a ajuda do 3º)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visita ao nosso museu


Frisos que decoram o túmulo da Santa Joana

Andamos a estudar o património do nosso concelho por isso a nossa professora lembrou-se de irmos ao museu da Santa Joana.
Então, hoje lá fomos nós, logo pela manhã.
Para lá chegar fomos de autocarro. Quando chegámos, esperámos um pouco, numa sala com sofás, muito grande, toda branquinha, bonita e quentinha. Passado alguns minutos, poucos, apareceu o guia, o Sr. Samuel. Era uma pessoa muito simpática que nos levou a conhecer o museu que há muito tempo foi um convento.
Fomos direitinhos a uma sala onde estava o túmulo da princesa. Cheio de frisos muito bonitos, feitos com pequenas pedras, à mão. Demorou onze anos a fazer.
De seguida visitámos a sala coladinha à igreja onde as freiras assistiam à missa sem ser vistas. Passámos também pelo refeitório , ainda com mesas, um sino e as paredes cobertas de azulejos antigos e muito bonitos. Vimos pequenas capelas onde as freiras rezavam ao seu santo preferido. Também vimos o quarto da princesa, mas não foi nada do que esperávamos porque não tinha cama nem armários. Estava tudo transformado.
Nas paredes dos corredores havia muitos quadros, alguns deles mostravam passagens da vida da princesa. Também vimos imagens de S. Domingos, a pessoa fundadora da ordem que vivia naquele convento. Quase todas as salas que visitámos estavam viradas para o claustro com uma fonte no meio, mas sem água. Pelos corredores, vimos alguns pertences da princesa: um caracol do cabelo, um bocado de tecido do seu vestuário e um cinto.
Saímos do museu às 11 e um quarto, havia autocarro perto dessa hora mas o autocarro passou por nós e não parou. Só viemos ao meio dia e 25.
E foi assim a nossa visita ao museu de Santa Joana.

Texto colectivo
2º e 3º

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aperfeiçoamento de texto

O texto do Rúben, sobre o Outono, era assim...
Há muitos frutos de Outono, por exemplo, a romã e os dióspiros.
O Outono, às vezes é chuvoso e traz-nos dias frios, com muitas nuvens cinzentas.
Às vezes, o Outono é ventoso e faz as folhas caírem das árvores.
Uns dias não parece que é Outono com dias quentes.
O Outono é bonito mas fica mais frio.
Às vezes o Outono é calmo e não traz chuva e vento nem nuvens cinzentas.
Mas quando O Outono é calmo é muito silencioso.


Depois de o aperfeiçoarmos ficou assim...



O Outono é uma estação do ano que começa no dia 23 de Setembro e acaba em 21 de Dezembro.
Às vezes, são três meses de chuva, de frio, nevoeiro, de nuvens cinzentas, com muito vento que faz cair as folhas das árvores, e trovoada; outras vezes os dias são soalheiros, há sol e um calorzinho agradável que faz dias calmos, silenciosos com um o céu de nuvens brancas.
No Outono há muitas festas e acontecimentos importantes. A cinco de Outubro relembramos a História de Portugal, foi implantada a República, no último dia de Outubro festejamos o Dia das Bruxas, logo a seguir outro feriado, é o Dia de Todos os Santos, depois a 11 de Novembro é a festa de S. Martinho, é altura de fazer magustos.
Quando chega o Outono, trocamos de vestuário. A roupa fica mais quente e fofa, já não podemos trazer sandálias nem chinelas.
Nesta época, come-se frutos deliciosos: marmelos, romãs, pêras, uvas, castanhas, dióspiros e maçãs . Com as abóboras fazemos doces bem saborosos: as papas, bolos, pudins…. E outras coisas que não nos lembramos.
Nos campos, colhem-se as uvas e outros produtos. As folhas das árvores começam a mudar de cor. É um espectáculo encantador as cores que as folhas mostram. São escarlate, amarelas, alaranjadas, roxas… enfim, uma beleza.

3º Ano

SOU BONITÃO

Logo pela manhã, levanto-me, corro para o quarto de banho e tomo um duche. Tomo o pequeno almoço e de seguida lavo os dentes.
Na escola, a meio da manhã lavo as mãos antes de beber o meu leitito com chocolate e comer o meu pão com manteiga. Volto a lavar as mão antes de entrar.
Ao almoço, antes de entrar no refeitório, lavo as mãos outra vez. No fim do almoço, lavo os dentinhos bem lavados.
Ao lanche, saio da sala e vou lavar as mãos antes de comer.
Já em casa, à noite, lavo a cara, os dentes, o rabinho e os pés.
Está na hora de ir para a cama e de acabar os meus hábitos higiénicos diários. Amanhã volta tudo ao princípio.

2º ANO

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SOPA, uma refeição completa




Hoje fizemos na nossa escola uma sopa. Mas esta é uma sopa especial porque tem ingredientes de todos os grupos da roda, excepto dos lacticínios. É uma refeição completa e muito saudável. Com os ingredientes usados, o nosso corpo obtém vitaminas e sais minerais, fibras, hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

Faz-se assim:

Ingredientes
água
cebola
alho
feijões vermelhos
ossos de porco
couve
massa meada
cenoura


Na véspera, colocamos sal nos ossos e demolhamos o feijão.
No dia, pomos uma panela com água ao lume, deitamos lá para dentro o feijão, a cebola, o alho e os ossos lavados. Deixamos cozer. Depois destes ingredientes cozerem, retiramos os ossos e alguns feijões e moemos o que ficou na panela. Acrescentamos a couve e a cenoura e volta a ir ao lume. Passados 10minutos deitamos lá para dentro a massa e deixamos cozer outros 10 minutos. Prova-se e tira-se do lume. Acrescenta-se o feijão e a carne que, entretanto, tirámos aos ossos. A sopa está pronta a comer.
É preciso mexer de vez em quando.
2º ANO

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sólidos geométricos


Esivemos a estudar os sólidos geométricos e a descobrir como construir um cubo. Estes são os resultados.

3º ANO